Monday 15 June 2009

Irã ignora o direito a liberdade de expressão bloqueando o acesso a internet e ao envio de SMS.


Imagem: Manifestação na capital Teerã (via Cooliris / Yahoo)



No caos absoluto o povo iraniano ficou as “escuras” da comunicação com o resto do mundo, até a própria imprensa internacional que estava no local sem conexão não conseguiu enviar e nem publicar suas matérias normalmente, comprovando o sombrio espírito “ditador” e totalmente antidemocrático de Mahmoud Ahmadinejad.

Uma reeleição com inúmeras acusações de fraudes onde o presidente Ahmadinejad foi declarado vencedor com 62% dos votos válidos confirmados na sexta-feira, já o oposicionista Mir Hossein Mousavi, acusou a presidência do país de bloquear seu site e o envio de mensagens pelo celular no dia da votação.

Mesmo com o bloqueio, Mir Hossein conseguiu há tempo publicar imagens das manifestações na sua página no YouTube, ocupando a vigésima segunda posição dos vídeos mais vistos no mundo neste fim de semana.

O tracker "#iranelection" foi um dos mais procurados desde esta última sexta-feira, segundo o buscador “hashtags” já tem mais de 20 mil registros até o momento.





O que me preocupa é como o mundo vem se comportado em relação a tamanha aberração como esta. Onde governantes passam por cima do direito de expressão, ignoram o respeito à cidadania e como “deuses” bloqueiam quando querem o acesso a rede mundial de computadores, e até mesmo, o uso de ferramentas da telefonia celular.

Ora, não faz tanto tempo assim que no Tibete tivemos algo parecido quando as manifestações religiosas dos monges tibetanos sofreram forte repressão do governo chinês, desarmados eles foram agredidos por soldados armados e truculentos. Pois é, lá também a censura dos meios de comunicação, e logicamente, a total interrupção da rede de internet ocasionou a perda da comunicabilidade online dos manifestantes com o resto do mundo.

Enquanto isso, permaneço com problemas na minha banda larga (diga-se de passagem, mais um cliente da Telefônica), horrorizado com a aprovação do Projeto Sarkozy e impressionado para onde deverão ir as atrocidades cometidas na busca pelo controle da rede no mundo.

Sem palavras...




0713

No comments: