Tuesday 30 June 2009

Com a banda larga mais cara do mundo, o número de internautas brasileiros é duas vezes maior que a população do Canadá.


Imagem: Projeção Ibope Nielsen Online divulgada em 07/05/2009 - População Países: dados da ONU em 2008 extraídos do site IBGE Países (clique para ampliar)


O Brasil amarga a classificação como um dos países com a banda larga mais cara mundialmente, ainda recebe fortes críticas dos usuários no âmbito nacional sendo classificada também como uma das piores bandas oferecidas no mundo. Problemas entre a velocidade contratada e a real disponibilizada, mesmo assim, o País consegue superar os recordes em permanência na internet e o crescimento mensal do número de usuários.

Esses dados podem ser explicados se observarmos a facilidade com que os brasileiros se acostumam às novas tecnologias. Como já definido por John Perry Barlow, nosso país é “um grande celeiro digital”, embora, enfrentamos os mais diversos problemas.

Como já postei há um tempo atrás, a falta de uma política pública prol expansão da banda larga, implicaria diretamente na melhoria do serviço como também no barateamento do mesmo.

Fica difícil não percebemos a grande importância de uma ação firme do governo neste critério ao visualizarmos o gráfico na capa deste post. Ora, "entra ano e sai ano", os avanços na área são mínimos, para não dizer nenhum se analisarmos os resultados reais.

Enquanto assistimos de “camarote” a Anatel suspendendo as vendas do Speedy, o que não resolve muita coisa, pois, a Telefônica ainda continua com serviços caros e ruins, o governo sequer discute o ‘bendito’ plano de expansão, mesmo assim, a Câmara dos deputados espera votar em caráter de urgência o projeto vigilantista do deputado Azeredo.

Por outro lado, na semana passada foi dado o primeiro passo para se permitir o uso da internet nas campanhas eleitorais de 2010, haja visto, que precisou o atual presidente norte-americano provar ao mundo a importância da ferramenta nas eleições.

Com dados do Ibope Nielsen Online divulgados em maio deste ano, o Brasil superou duas vezes a população do Canadá em número de internautas, para se ter uma idéia, já somos maiores que a população total da França, deixando evidente o desinteresse governamental por sociabilizar o acesso a uma banda barata e com qualidade.

Fica a pergunta, até quando Brasil?



0713

No comments: