Friday 12 June 2009

Cresce participação do Sonico cada vez mais no Brasil preocupando o Orkut.




Lançado oficialmente no País em setembro de 2008, a rede social digital Sonico “amigos conectados” com origem argentina já dava sinais na época que poderia de fato vir a preocupar o sucesso do Orkut.

Neste mesmo ano, além de se espalhar por países de língua espanhola, no Brasil o site já tinha cerca de cinco milhões de usuários cadastrados utilizando a rede, o equivalente a 22% da base total de cadastros (que era de 24 milhões).

Em entrevista para o portal de notícias ADNews no dia do lançamento em 2008, Rodrigo Teijeiro, criador e CEO do Sonico deixava claro suas ambições em superar o sucesso da rede social do Google no país, e conquistar mais usuários através da credibilidade em relação a segurança dos dados, o forte cuidado com os perfis “fakes” e o acompanhamento de todo o conteúdo observando o que é postado no site, uma das garantias para se evitar a pedofilia.

Apenas nos últimos três meses, foram gerados mais de 3.422 grupos, das mais de 59 mil comunidades gerenciadas por usuários brasileiros, abordando diferentes temas. Entre as categorias preferidas estão: interesse geral (mais de 22 mil comunidades), música e bandas (mais de 8 mil comunidades), diversão (mais de 8 mil comunidades) e entretenimento e cultura (mais de 5 mil comunidades).

Desde restrições a fotos consideradas inadequadas aos perfis até a total retirada de postagens impróprias segundo os regulamentos do site, fizeram com que os usuários brasileiros começassem a visualizar a diferença entre o Sonico X Orkut.

Links indesejados, clonagem dos perfis, spams aos vários entre outros problemas são os pontos cruciais para a migração de inúmeros usuários do Orkut para redes como Facebook, Hi5 e o próprio Sonico.



Entrevista: ADNews em setembro de 2008


Até o momento o Google Brasil não se pronunciou oficialmente sobre a concorrência com a rede social argentina, no entanto, um pacote de upgrades no Orkut está sendo esperado ainda para este ano, com apoio dos desenvolvedores que ingressaram no projeto Open Source do Google, novos aplicativos, melhorias na interface e integrações com outros sites prometem “levantar a moral” que vem sendo abalada entre o público brasileiro.

Por outro lado, mesmo em ampla ascensão, o Sonico ainda terá muito trabalho para derrubar de vez a hegemonia do concorrente Orkut, afinal, não será do ‘dia pra noite’ que tamanha façanha poderá se concretizar, ainda mais se tratando do ‘gigante’ Google, segundo Rodrigo Teijeiro, sua rede busca suprir todas as deficiências apontadas pelos usuários em relação ao concorrente.




0713

No comments: