Tuesday 23 June 2009

Arhrrrr - Realidade Aumentada deve virar tendência nos celulares


Imagem: Demonstração do game "Arhrrrr", via Cooloris


Enquanto a publicidade tem usado cada vez mais o recurso “Agumented Reality” no português “Realidade Aumentada”, a tecnologia que possibilita a visualização de elementos gráficos digitais sobre uma estrutura física, os celulares deverão antecipar a popularização desta ferramenta.

A novidade fica por conta dos games, imagine você, um tabuleiro que ao filmá-lo com a câmera do celular, um game rico em detalhes visuais surge na tela inclusive com a possibilidade da inserção de elementos externos do ambiente real. Incrível, não!

Com celulares cada vez mais avançados, esta tecnologia tem amplas chances de transpassar a “rotina do usuário heavy user” para ganhar de vez a “rotina do usuário comum”, em outras palavras, tornar-se popular em nichos tradicionais.

Diversas marcas estão aderindo este recurso em suas ações de comunicação, como fez a BMW meses atrás. Já nos aparelhos móveis, tudo indica uma possível corrida para antecipar todo o processo de aceitação do público.

Hoje por exemplo, vou compartilhar a dica do game “Arhrrrr”, onde uma cidade 3D cheia de zumbis deve ser salva, um tabuleiro impresso é posto sobre a mesa, após baixar um software no aparelho, o usuário tem a visualização do game. A dinâmica que por si só já surpreende, foi usada para a marca de chicletes “Skittles”. No game, o jogador usa como bombas as próprias “bolinhas de chicle”, ao colocá-las sobre o tabuleiro, cada uma delas vira um explosivo específico para a destruição dos zumbis.

O próprio site da marca já é diferenciado, ao abri-lo, você é direcionado automaticamente para um search do twitter sobre a tag #Skittles.

Ações como esta, deverão se tornar casuais nos próximos anos.








0713

No comments: