Tuesday 3 March 2009

São Paulo recebe a portabilidade numérica, usuários comemoram.



Depois de anos de aprisionamento por parte das operadoras de telefonia celular, começa o fim da burocratização e das multas aplicadas aos usuários que queriam mudar de operadora. Desde de setembro de 2008, quando começou a implantação da portabilidade numérica em algumas cidades do País, ontem foi à vez da grande São Paulo (11), 53 (Rio Grande do Sul), 64 (Goiás), 66 (Mato Grosso), e 91 (Pará).

Sendo agora, direito de todos os usuários no Brasil, a portabilidade ainda registra uma aderência um pouco abaixo do esperado. Tudo indica, que a falta de informação pode ser o principal motivo para a baixa aderência.

Outro ponto em comum, foi que durante anos estávamos acostumados a ter uma “enorme dor de cabeça” para mudarmos de operadora. Primeiro, o fato de que não podíamos continuar com o mesmo número, segundo, cobrança de taxa e mais, caso a transferência fosse solicitada antes do prazo de um ano, o usuário era obrigado ainda a pagar uma multa.

O que, além de infligir o direito do consumidor, também era abusivo e sem contexto de justificativa para tais cobranças.

Uma operadora em destaque soube se beneficiar muito bem com isso, a “Oi” Telefonia Celular, começou há cerca de dois anos atrás, o que podemos chamar de “levante prol liberdade”, além de se posicionar no mercado como “operadora livre” ela também tem sido uma das grandes responsáveis pela conscientização dos usuários em relação à devida importância da portabilidade numérica.

Hoje finalmente estou mudando de operadora, sem multa, sem taxa e sem burocracia.

Viva a portabilidade numérica, para saber mais entre aqui.







0713

No comments: