Thursday 5 March 2009

Fiat “eco:Drive”, mais que um projeto inovador.




Mais que uma aplicação que ajuda a melhorar a eficiência na condução de veículos, o projeto “eco:Drive” da montadora Fiat marcou um dos grandes avanços no quesito tecnologia intrínseco a redução de CO2 na atmosfera. Desde 2005, quando o projeto se iniciou com o desenvolvimento do “Blue&Me”, produzido pela Microsoft e inserido em alguns carros da Fiat em junho de 2007, a montadora saiu na frente com um sistema informativo aos condutores na busca de maior empenho X maior redução de poluentes.




Imagem: eco:Drive em detalhes

Bem, para fortificar a imagem da marca como consciente com o meio ambiente, a Fiat levou três anos para concluir um dos seus maiores projetos, chegando ao ápice com a interligação de dados recebidos dos carros através de um pen drive, depois, lidos e analisados através de um aplicativo (eco:Drive) instalado no desktop dos usuários.



Imagem: Comunidade eco:ville (exibe todos os eco:Drives do mundo e ilustra o resultado do empenho de todos os condutores)

Com a criação do “Blue&Me” pela Microsoft, o desafio era levar os dados do veículo para um aplicativo de fácil entendimento, porém, bastante explicativo quanto a eficiência do carro na busca do melhor uso e menos poluição. Com referências técnicas, o programa oferece resultados da condução, qualifica e pontua com até 1000 pontos as ações do carro, em seguida disponibiliza tudo no “eco:index”, relatando ao condutor, quais são as melhores condições de uso na aceleração, desaceleração, mudanças de marchas e velocidade, disponibilizando ainda, tutoriais que auxiliam na melhoria da pontuação.

Neste ponto, entrou a criatividade e competência da agência americana AKQA, criadora do aplicativo “eco:index” através da plataforma Adobe Air, desenvolvendo também todo o site explicativo da ferramenta.





Com uma interface simples, o “eco:index” exibe gráficos explicativos, ligando o seu visual com os elementos gráficos utilizados no site. A AKQA passou aproximadamente um ano entre a analise da viabilidade do projeto até a apresentação do primeiro protótipo em 2007.

Lançado oficialmente em outubro de 2008 no “Paris Motor Show”, o “eco:Drive” recebeu inúmeros elogios e atenção do grupo interno da Fiat, como também, foi enaltecido pela imprensa sendo citado em diversas matérias na época.



Imagem: O eco:Tips (oferece dicas práticas para o melhor desempenho do carro)

Com a possibilidade da conexão entre o “Blue&Me” no celular e no MP3 player e o “eco:Drive” foi a primeira etapa para conectar um carro a um PC, segundo a publicação da revista “W” da editora Europa, Ano 9 Nº 104 de março deste ano, os criativos da AKQA, estão otimistas quanto as novas possibilidades que estão sendo trabalhadas atualmente com a ferramenta. Uma delas é a opção de poder conectar o “Blue&Me” à internet, agregando a coleção de músicas e a vida social do condutor.






Um dos fatores marcantes deste invento foi sem dúvida agregar valor à marca através do bom uso das tecnologias disponíveis, podendo ainda, girar toda a esfera em torno da causa verde.

Para saber mais, visite agora mesmo o site do projeto, confira o vídeo de apresentação e se surpreenda com a riqueza de detalhes demonstrados com os vetores no filme.





No comments: