Friday 20 March 2009

# ESPECIAL:: 10 Pãezinhos de Fábio Moon e Gabriel Bá completa 10 anos.




Os dois grandes quadrinhistas brasileiros Fábio Moon e Gabriel Bá, notáveis também internacionalmente estão celebrando os dez anos do seu principal fanzine “10 Pãezinhos”, nome originado desde os tempos da faculdade, relacionado ao preço da revista, na época equivalente a dez pãezinhos da ‘padoca’.





Ganhadores do Oscar dos quadrinhos o prêmioEisner Awards” no ano passado, os irmãos gêmeos de trinta anos, já estão na luta a mais de dez, ambos formados em Artes Plásticas, Moon pela FAAP e Bá pela USP, batalharam seis anos para conseguirem que suas obras fossem publicadas nos E.U.A, este ano já foram indicados como “melhor material estrangeiro”.





Bastante conhecidos do mundo dos quadrinhos, Bá continua trabalhando com a HQ “Umbrella Academy” de Gerard Way, vocalista do “My Chemical Romance”, enquanto Moon, está desenhando a 2ª Temporada de “Casa Nova” que será publicada pela Image Comics.





Recentemente, os irmãos receberam a oportunidade de adaptarem um dos grandes “best sellers” brasileiros “O Alienista” de Machado de Assis, obra que além do enredo contagiante, ainda conta com um clima inusitado e de loucura entre as personagens. Todo em tom de sépia, “pra dar um clima do papel amarelado mesmo, pra dar essa cara antiga e pra também ajudar numa sensação de estranheza e de doente, que tem haver com a história em si” explicou Gabriel Bá ao entrevistador do programa Metrópolis da TV Cultura.





Já Fábio Moon, relatou “você não faz idéia como eu quase enlouqueci pra conseguir fazer o Alienista no prazo que eu tinha”.




Paulistanos nascidos em 1976, à dupla confessa não ter vida social, Moon ainda ironiza que desenhar exige uma ‘espécie’ de aprisionamento sobre a prancheta, algo já bem comum para os dois.





A única quebra talvez seja mesmo para receber prêmios e ir as exposições dos seus trabalhos originais, como a que está acontecendo hoje na Daslu (Vila Olímpia – São Paulo) que vai até o dia 11 de abril, além de obras expostas na parede, dois modelos de moletom da grife foram estampados com desenhos da dupla.





“Estamos produzindo muito, sempre na correria, mas sempre felizes por fazermos o que tanto amamos. Amor este que atravessa oceanos e que chegou em nossas mãos esta semana. O Dettagli, nossa edição italiana do Det:TALES, livro que reúne HQs publicadas aqui no Brasil no Crítica, FRONT e Um Dia, Uma Noite. O livro foi publicado na Itália pela editora Comma 22.” Gabriel Bá no blog “10paezinhos”.




Foto: Fábio Moon e Gabriel Bá

Fica os meus sinceros parabéns aos irmãos quadrinhistas, onde aproveito também para desejar-lhes felicidades nos novos trabalhos em pauta, digno de todo o nosso reconhecimento pelo talento e esforço dedicado as grandes obras já feitas.

Para saber mais sobra a dupla, visite aqui. Este foi um post especial, porém, bastante singelo quanto à altura da grandeza dos trabalhos aqui mencionados.





0713

No comments: