Tuesday 31 March 2009

Criado o primeiro mestrado em Mídias Sociais Digitais no mundo.


Imagem: Site do Centro Universitário Birmingham


Segundo informações do portal de notícias “IDG NOW” e no próprio site da universidade britânica “Birmingham”, a partir de setembro deste ano será inaugurado oficialmente a primeira especialização inteiramente voltada para o universo das ferramentas de redes sociais digitais até o momento.

Tudo indica que esta deve ser a postura das demais universidades de comunicação espalhadas pelo mundo. Uma vez que, cresce diariamente a notoriedade e o número de usuários adeptos das novas ferramentas digitais sociais, junto com os investimentos das empresas nas mesmas.

O curso foi todo planejado nos molds acadêmicos e se aprofundará na pesquisa dos fenômenos Twitter, Facebook, Bebo, podcasts e blogs.

No site, a universidade orienta os candidatos que após concluírem o curso, todos estarão aptos a se tornarem um consultor em ‘social media’, desenvolver estratégias de comunicação de baixo custo para organizações do terceiro setor, desenvolver projetos inovadores com mídias alternativas, contribuir para o desenvolvimento do setor de ‘social media’, entre outras afinidades.

A questão principal no meu ponto de vista, diga-se de passagem, tudo que é dito por quem quer que seja não deve ser encarado como uma máxima em um campo ainda totalmente desconhecido e cheio de incógnitas, fica a grande dúvida em relação à criação destas novas ‘modalidades’ de formação acadêmica. Isto é, por se tratar de mídias sociais digitais, onde só falar de cases de sucesso não nos traz muita coisa, tudo por que cada caso implica em uma respectiva solução, é preciso ainda ver com cuidado tais formações.

Se a “onda” se espalha pelo mundo, daqui a pouco além de vermos o surgimento de cursos sobre redes sociais digitais aos muitos, teremos o sério risco de visualizarmos o mercado profissional de amanhã, repleto de candidatos mal formados e com um “caderninho de receitas a tira colo” sobre como fazer redes sociais de sucesso na web. O que todos nós sabemos, não é bem assim na prática.

Por outro lado, o fato de se intensificar as pesquisas com o foco na análise e compreensão das mesmas deve sim ser encarado com bons olhos, pois, ao levantar diretrizes comuns entre as diversas ferramentas utilizadas até então, nos trará uma base de dados bastante considerável no bom uso e aproveitamento destas nos próximos anos.

No Brasil, algumas faculdades já estudam a possibilidade de formatarem graduações em mídias sociais digitais, no entanto, muitas ainda encontram dificuldades na elaboração de tais cursos quanto às normas do MEC.

A seguir, inseri o embed de um slide apresentado na 14º EWD feito pela agência “Frog” com a temática “10 coisas sobre redes sociais que aprendi ralando” via ‘slideshare’.








0713

No comments: