Friday 27 February 2009

Cresce o interesse do Google pela compra do Twitter.



Aumenta a especulação em torno da compra do Twitter pelo Google, onde diversos blogs já levantaram a reflexão em seus posts, alguns profissionais do mercado também avaliam como provável o interesse do “gigante das buscas” correrem ainda neste ano com o processo e a expectativa da futura aquisição.

Um ponto em especial deve ser observado, qual é de fato o grande interesse do Google pela ferramenta? Ora, se observarmos o crescimento bastante expressivo de usuários novos do ano passado para cá, teremos aí algo bastante relevante para o peso dessa tomada de decisão. Porém, por ser a maior e mais conhecida ferramenta de buscas atualmente, a empresa americana também vê o Twitter como uma ameaça para o seu “império”.

Tudo porque, hoje, o twitter search já tem sido um dos recursos muito utilizado pelos usuários da ferramenta, a procura por informações “frescas” sobre eventos, discussões, empresas entre outros, tem levado inúmeras pessoas a recorrerem as famosas “#tags” das micropostagens na ferramenta.

Uma vez que, se descobre outro caminho para pesquisas, isso, em determinado momento deve sim ser encarado com preocupação pelo Google, haja vista, que novas possibilidades estão a todo o momento disponíveis na rede, o ponto em comum para o sucesso ou fracasso de cada uma delas esta diretamente ligado a percepção e a rotina do uso das mesmas pelo internautas.

Dizer com certeza se o twitter irá ou não tomar uma parcela significativa da notoriedade e credibilidade da já conhecida “googlada” ainda seria prematuro afirmar, a reflexão fica por conta das mudanças trazidas com o advento da ferramenta de nanobloging. Este critério a meu ver é um dos mais relevantes na compreensão da real importância da ferramenta e suas possibilidades de exploração e interesses financeiros.

Para o Google, que sempre buscou pensar antecipando fatos, sua análise mercadológica ao que parece, além de precaver, também demonstra um pouco da sua ótica em volta da expectativa das novas possibilidades com a ferramenta. Vale lembrar, que a compra do Jaiku pelo Google no ano passado não foi um dos seus melhores negócios, pois, ao anunciar que investiria na ferramenta buscando o espaço do concorrente Twitter, ninguém esperava que meses depois a ferramenta praticamente cairia no esquecimento, havendo até a paralisação dos investimentos nela por tempo indeterminado.

Como no mercado digital, ninguém ainda consegue prever e ditar regras diretamente, nos fica mais esta incógnita, você continuaria a usar o Twitter caso ele seja realmente vendido ou não?

Acompanhe os próximos capítulos...






0713

No comments: