Friday 20 February 2009

Você já foi vítima de “Cyberbullying”?


Foto: Divulgue no seu blog!


Até pouco tempo atrás, diversas pessoas sofriam com ofensas na internet e muitas delas não conseguiam punir os autores das mesmas. Não foi a toa que no Brasil o Orkut já foi considerado o “grande vilão da história” quando noticiados casos de calúnia e agressões morais em comunidades e perfis na rede social digital.

Denominado como “Cyberbullying”, as ofensas e agressões digitais ganharam uma maior atenção da mídia e do poder judiciário. Atualmente, práticas como essas já são julgadas e nos casos onde são identificados os autores, muitos são penalizados com multas e ações indenizatórias as vítimas.

Porém, o alarmante fica por conta do crescimento dessas práticas pelos adolescentes e jovens entre 18 e 30 anos. Onde, segundo a pesquisa da ONG Safernet, das 875 pessoas entrevistadas, 38% delas já afirmaram terem sofrido algum tipo de agressão pela rede. (Dados coletados na matéria publicada no dia 17 de fevereiro no jornal “Metro”).

No final do ano passado, o Google, administrador do Orkut, conseguiu ganhar a primeira causa envolvendo a empresa na acusação “de ser responsável pelos perfis identificados como agressores das vítimas de ciberbullying”. Abrindo uma jurisprudência sobre os demais casos já autuados pela polícia. No entanto, no Brasil, de um ano para cá, as regras e a atenção demonstrada pelo poder público tem sido mais criteriosa e objetiva.

Caso você identifique ou conheça alguém que esteja passando pelo problema, procure gerar alguns ‘prints’ de telas, emails e arquivos de conversas instantâneas para a devida comprovação do crime. Todo o material arquivado é essencial para a tal comprovação.





0713



No comments: