Friday 14 March 2008

Os conteúdos se libertaram dos suportes e eles estão sabendo usar isso?



Boa pergunta a questão levantada neste post. Discutimos um pouco na pós-graduação nesta semana, e a conclusão foi meio que unânime. Não! Realmente não estamos conseguindo ainda entender ou antecipar muita coisa na comunicação dentro deste novo cenário. Com a transformação dos conteúdos em ‘010101’, eles se libertaram de seu suporte físico e veio o que podemos chamar de remixagem da informação.

Ora, antes para se armazenar a informação eram necessários vários equipamentos, alguns até meio parecidos com ‘engenhocas monstruosas’, eu ainda me lembro dos discos do drive ‘A’ dos computadores da década de 90, enormes e poucos funcionais. Se fosse aos dias atuais, não caberiam nem talvez as enormes listas de contatos que alguns tem em seus e-mails, messenger e outros serviços.

A coisa veio mudando, de 2000 para cá então nem se fala, mudou e muito rápido, se olharmos o sentido original da palavra Informação, temos a definição no latim “dar forma”, agora, no sentido moderno, vamos chegar à definição que depois da mesma ter se tornado linguagem binária quebrou-se a propriedade e o seu custo de entrega, ou seja, não necessita mais formato físico.

Causando uma ruptura radical em tudo que os descendentes da era analógica como no meu caso, estavam acostumados. Quem imaginaria a quebra das gravadoras de música anos depois da criação do Netscape, ou os relacionamentos ‘acabando’ em casamento depois de inúmeros bate-papos em chats.

No começo dos avanços tecnológicos, tínhamos pessoas se comunicando com os computadores, depois começou os computadores se comunicarem com os computadores, e por fim, ou melhor, nos dias atuais temos pessoas se comunicando com pessoas.

Neste ponto temos a grande incógnita, aos doutores, experts, dotados, publicitários entre outros, e agora? Vocês estão de fato sabendo usar isso, ainda, saberão prever os próximos cinco anos? Em 2007, os holofotes foram em cima das Redes Sociais, investimentos previstos aos ‘montes’ pelas empresas, começa 2008 e temos uma redução nas mesmas, como no caso do MySpace, Facebook entre outros. Erraram?

É realmente difícil, está clara a evolução da sociedade e de sua forma de organização, as redes modificaram muito mais do que pensamos. Em pensar que Morse e seus cabos de rede interligando o Telégrafo antecipariam ao mesmo tempo em que, fora precursor daquilo que nos parece mais que ‘natural’ hoje.

Prepare-se.





0713

No comments: