Thursday 13 March 2008

O bom designer de blogs é você?



Bom, atualmente existem alguns ‘dotados’ na discussão se os blogs são ou não mídia. Eu já exponho minha opinião logo de ‘cara’, na minha concepção, são e porque não dizer, uma mídia em constante crescimento e aperfeiçoamento.

Ora, alguns anos atrás, mais precisamente há onze anos, eles surgiram como páginas pessoais do tipo ‘diários digitais’, eu me lembro quando assisti a primeira reportagem a respeito na TV Cultura e de imediato não dei tanta importância assim.

O fato é que a ‘coisa’ veio ganhando força, e mudando digamos, o seu foco. Sim, deixando de ser páginas de recadinhos do dia-a-dia pessoal, até se tornarem um fenômeno atualmente no mundo. Segundo as últimas estimativas do Ibope, a navegação por redes sociais e blogs consumiu 4h40min do tempo mensal on-line do usuário brasileiro.

Vejamos, hoje eu já conheço diversos profissionais dos mais variados segmentos que apresentam seus blogs como portfolios, outros ganharam uma enorme notoriedade com temas bem peculiares gerando milhares de visitas mensais.

Pois bem, eis a questão, com tanto conteúdo sendo gerando nos blogs, e sua audiência crescendo cada vez mais, fica uma grande oportunidade aos designers. Tendo em vista que alguns sites customizados ao ‘gosto do freguês’ começam aparecer em diversos exemplos. Fugindo dos diversos templates conhecidos como blogger, wordpress entre outros.

Nada contra eles, modelos programados com funcionalidade ampla são extremamente recomendáveis, o que não é legal, é termos uma padronização maciça entre todos, gerando falta de criatividade e originalidade.

A dica hoje, ou o que também me serve, é exatamente essa: ‘A maré está pra peixe, como o cenário dos blogs está para os designers’. Fuja a regra com praticidade, e tenha nas mãos a sua identidade de trabalho no meio. Confesso, na minha sincera opinião ainda tem muita coisa pra rolar.

A baixo, umas dicas de blogs interessantes divulgadas na edição de março deste ano, na revista Webdesign nº 51 da Editora Arteccom, vale a pena ver todos:

> http://blog.arsthanea.com/
> http://freakonomics.blogs.nytimes.com/
> http://oglobo.globo.com/pais/noblat
> http://boingboing.net/
> http://coolhunting.com/
> http://ibelieveinadv.com/
> http://ilovetypography.com/
> http://informationarchitects.jp/



O bom designer de blogs é você.




0713

No comments: