Friday 28 March 2008

Design é só para gente grande?



Ultimamente tenho visto uma série de sites muito bem feitos para o público infantil, e muitos deles me enchem os olhos. Às vezes tento-me por no lugar das crianças e acabo-me prendendo por alguns instantes nos sites. Afinal, design é só para gente grande?

Tenho certeza que não, sensíveis como às crianças são, é difícil desenvolver um ótimo layout para esse segmento sem ser focado no nicho específico, com cuidados e detalhes extremamente condizentes com a proposta.

Uma vez por exemplo, fiquei impressionado com a atenção e naturalidade ao observar uma ‘menininha’ de cinco anos, filha de um amigo ao navegar pelo site da barbie.

Por alguns instantes reparei seus movimentos e suas intuições, me surpreendi e a partir dali tive a certeza de como é importante um excelente layout para todos os públicos.

Crianças também sentem, vêem, sabem onde querem chegar, e se cansam com interfaces ruins e pobres de elementos visuais. Logicamente, que isto, não sugere uma poluição visual, e sim, algo na medida, que atenda toda uma percepção atribuída a elas.

Como dizia um antigo mestre, “é uma questão de tato”, precisamos saber enxergar as coisas não apenas do lado da criação, mas, como os usuários enxergam. É realmente complicado, todos os dias passo por uma dificuldade semelhante, os arquitetos de informação até ajudam em um bom wireframe, mas, a questão sugere sensibilidade atrelada ao feeling de cada profissional.

Por fim, design não é coisa apenas para gente grande, pense nisto!





0713

No comments: