Friday 7 March 2008

O tamanho da tela limita os designers?



Atualmente ‘tudo’ virou mídia, ou seja, qualquer coisa, lugar, plataforma, objeto, superfície, seja lá o que for. Os designers são requisitados a todo o momento, e ficam na obrigação de resolverem, ou melhor, adequarem à comunicação aos processos da mesma.

É uma questão de evolução, mas, como a tecnologia não muda nada e sim a sociedade, os designers também estão se adequando às mudanças da sociabilidade.

E criar em um cenário cada vez mais repleto de particularidades vem sendo mais que um desafio, se tornando uma questão de ‘desbravamento’. Bem, se olharmos para o passado, iremos entender que os desafios de outrora ressurgem em outras condições aleatórias.

Parece estranho, mas quem um dia imaginaria a duas décadas atrás as atuais interfaces nos dispositivos móveis. Tanta informação, ações e comandos na palma das mãos. Onde cada vez mais, ser direto e objetivo têm sido predominâncias em um mundo onde o ‘seu’ conteúdo ‘briga’ com a atenção do usuário e outras diversas necessidades diárias.

O design, pelo que me parece, tomou uma função muito além da de to
rnar usuais os meios físicos aos digitais, ele passou a ser o grande elo da comunicabilidade. E não se assuste, nós não estamos talvez nem próximos do que ainda está por vir.

Os novos mecanismos como celulares, palm tops, smartphones entre outros, estão apenas nos trazendo à dimensão para onde estamos caminhando. Veja você, o seu celular tem uma capacidade milhares de vezes maior de cálculo do que o computador que levou o primeiro homem a lua em 1969.

Assustado caro designer? Calma, você ainda deverá ir além dos feitos atuais, e com toda a certeza não se acomode no seu tempo. Afinal, conhecendo um pouco a história, você precisa ser mutável como ela.

Por fim, o tamanho da tela limita o seu trabalho, ou você se enquadra na tela?





0713

No comments: