Monday 18 May 2009

O design volta à cena, hoje com Derek Lea.


Imagem: Trabalho de Derek Lea (via site do autor)


Como já de costume, sempre procuro conhecer os trabalhos de inúmeros designers pelo mundo, com a internet isto ficou bem mais fácil, afinal, foi se o tempo em que era preciso marcar hora em uma biblioteca pública para ver livros de arte. Como migrante da era analógica, sei bem o que foi isso, logicamente, soa bem estranho às novas gerações que buscam tudo através de um simples clique.

Ver bons trabalhos como já dito em outro post, não só inspira como cria novos pontos de referências inconscientemente, e sem perceber, trazemos um pouco a cada novo trabalho.

A dica de hoje vem do Canadá, mais precisamente da cidade de Toronto onde reside o ilustrador, professor universitário e autor do livro “Creative Photoshop CS4” o profissional Derek Lea.




Imagem: Trabalho de Derek Lea (via site do autor)


Derek se destaca pela sua trajetória, onde, de diretor de arte acabou se tornando ilustrador para depois também descobrir seu talento como escritor.

Com uma arte abstrata, ele confessa jamais conseguir repetir seus layouts, ainda pontua, que não tem necessariamente um estilo, mas sim, idéias momentâneas e fellings de outras experiências.

Como escritor, descobriu por acaso seu talento ao escrever seu primeiro tutorial para a revista “Computer Arts” em 1999, de lá pra cá, perdeu a conta de quantos escrevera nas inúmeras revistas que participara.



Imagem: Trabalho de Derek Lea (via site do autor)


No seu site, ele descreve um pouco mais da sua experiência, confira a seguir alguns detalhes que norteiam este profissional:

“Agora sei que, tradicionalmente, um ilustrador é suposto para criar exatamente o mesmo trabalho em estilo e de novo. Mas acho que a desvantagem para isso é que muitos ilustradores eventualmente acabam sendo paródias de si mesmos.”

“E embora eu acho que todo o meu trabalho tem algum tipo de estilo que lhe é subjacente, eu só tenho que tentar coisas novas de tempos em tempos, para mantê-lo interessante.”

Já sobre a escrita, Derek deixa claro que: “Logo depois que Garrick Webster, que era o editor da Computer Arts, na altura, pediu-me para escrever um tutorial para eles. Uma vez eu disse que sim, tudo mudou para mim. De alguma maneira eu me tornei um escritor. Eu comecei a escrever regularmente para a Computer Arts, e em breve outras publicações como Câmera Digital, Web Design Prático,. Net, e Efeitos Digitais, começou a pedir contribuições escritas. Eu comecei a escrever mais e mais, percebendo que eu gostava do escrito quase tanto como gostei ilustrando.”

Como freelancer,ele encerra dizendo: “Às vezes, as pessoas terão questões sobre o reaproveitamento de algumas das imagens no meu site como circulante. Se você estiver curioso sobre uma determinada imagem, não hesite em perguntar, e se você tiver algo que não possa vir aqui, perguntar sobre isso também. Tenho muito mais obras ilustradas em sessão aqui nos meus arquivos.”

Para visualizar o seu trabalho acesse aqui e confira o restante das obras.




Derek Lea
Designer Gráfico, ilustrador,
professor universitário e escritor.









0713

No comments: