Friday 11 July 2008

Lively, para Second Life ainda falta muita coisa.




Recém lançado, o Lively, uma plataforma tridimensional que simula ambientes virtuais no próprio browser do usuário e que muitos já estão intitulando como o “Second Life do Google”, o que ao meu ver é algo tremendamente errado. Como ainda estou acompanhando este lançamento, vou relatar a minha sensação como usuário e não como um heavy user, o que me dá a liberdade de ‘soltar o verbo’.

O que pude perceber é que primeiramente, a conotação do Lively com o ambiente do Second Life é de fato errônea e ainda precoce demais. Pois, ambas plataformas são distintas entre si e bastante peculiares também. O Lively se destaca por não precisar de um software específico para rodar, podendo ser carregado direto no navegador. Possibilitando talvez futuramente, uma aceitação mais rápida por parte dos usuários novos ou com pouca experiência em ambientes tridimensionais.

Porém o Lively, ainda conta com uma série de limitações, o que não quer dizer que isto já não deva estar sendo analisado pelo Google. Já o Second Life conta com uma interface muito mais complexa e com um grau de interatividade muito além do Lively. Sua experimentação já demanda uma aproximação alta com ambientes digitais por parte dos usuários, e a plataforma só roda em um software específico, o que em muitos casos necessita de uma boa máquina para usar a mesma.

O fato é que esta ferramenta que fora comprada pelo Google há pouco tempo, nos deixa claro ou pelo menos nos sugere um foco especial em relação aos interesses do ‘gigante das buscas’. Tudo indica que a busca pelo conhecimento das relações de interação e uso por parte dos usuários está ainda mais sendo pesquisada incessantemente pelo mesmo.

O Google que já se destaca pelos altos investimentos em pesquisas, agora promete atrelar seus ricos dados de conteúdo de cada usuário logado durante o dia, ao experimento da sua aceitabilidade e ‘domesticação’ das ações de uso em uma plataforma tridimensional própria. Sendo no mínimo um ótimo campo de experimentação e abordagem pesquisatória.

Já deu uma passadinha por lá, confira aqui, é necessário instalar o plugin do Google para habilitar o seu navegador.




0713

No comments: