Tuesday 3 June 2008

É o fim da qualidade da informação?



Acabou o conteúdo imparcial e de qualidade, ou só agora tivemos clareza e agilidade na informação? A internet vem contribuindo atualmente para os grandes meios de mídia.? Bem, comece a olhar mais os lados.

Já li alguns artigos sobre este tema, e ele é bastante complexo sem dúvida. Capaz de gerar uma polêmica imensa, e digo, eu já presenciei algumas. A ‘orquestral’ se posso referir dessa maneira, ocorreu no Campus Party no debate entre Jornalistas e Blogueiros ocorrido este ano.

Tempo depois, leio um excelente artigo no Estado deste domingo no caderno Cultura, o mesmo levantou a tônica, na opinião do respeitado sociólogo e jornalista espanhol Ignácio Ramonet. Com pontuações bem peculiares, Ramonet tocou em feridas como as levantadas no início deste post.

E que indagação forte essa, pelo menos me deixa muito inquieto, ao pensar o que realmente estamos vivendo hoje, ou ainda, estamos presenciando talvez o início de uma nova formação que está por vir.

E estes questionamentos, eu os acho necessários para um possível entendimento da futura realidade. Quando toco na ‘idéia’ de ‘futura realidade’, é porque tenho como convicção que estou de fato antecedendo uma impactante situação que poderá ser vivida nos próximos anos. Sem números, realmente não tenho como avaliar isso.

Acredito também, que fomentar estes tipos de discussões é sempre bem-vindo. Porém, é louvável que alguns poucos veículos tocam nesse ponto. Um bom exemplo, é o respeitado “Observatório da Imprensa” exibido pela TVE Brasil e TV Cultura. Deva existir alguns outros, no entanto, vejo que ainda não estamos dando uma certa importância para isso.

É preocupante estarmos vendo tanto lixo correndo na rede, e como se natural, as cabeças vão aceitando, reciclando e passando a frente todo o mesmo. Ora, também não ‘penalizo’ apenas a internet, mas, com a velocidade empregada aos meios com o advento dela, tanto os grandes meios de mídia como também outros possíveis não geradores de informação de qualidade, utilizam da mesma plataforma.

Eu lhe pergunto, você acha que estamos perdendo a qualidade na informação?






0713

No comments: