Thursday 19 June 2008

O futuro é sites 3D?



Certa vez eu ouvia em uma palestra a exatos cinco anos atrás, que por ventura, infelizmente não me lembro do nome do palestrante neste momento, mas, uma das questões mencionadas foi à utilização das plataformas visuais 3D nos sites. Na época, ainda soava um pouco estranho, pois, não havíamos visto o ‘boom’ do Second Life, lembrando que este não fora o primeiro e nem o último projeto a usar esta interface tridimensional.

Anos mais tarde, volta à tona a discussão sobre o tema e começa a aparecer diversos projetos muitos bem feitos e nos passando com toda a clareza que as coisas caminham para esta ótica. Ora, com o avanço da banda larga em diversos países, entre eles o Japão que já detém uma das mais rápidas velocidades de acesso, os sites em 3D já começam a ganhar espaço nos países com melhores bandas.


Agora, se voltarmos para a nossa realidade, ou seja, a cara e ruim banda larga brasileira, talvez, estejamos muito longe ainda desse instante. Além da limitação com sites em vídeos e animações produzidas no After Effects, os criativos digitais brasileiros sofrem e muito para criarem projetos ricos de visual com a precariedade da banda no País.


Um dos grandes entraves tem sido o preço e a falta de investimento governamental para o barateamento e melhoria da nossa conexão. As tarifas cobradas para se ter uma banda medíocre e com velocidade de 1Mb é um absurdo, onde às vezes chega ser duzentas vezes mais cara que em países como Japão e outros da Europa.


A alternativa ainda falando no nosso mercado, possa ser os sites ‘híbridos’ que usam um pouco da cada tecnologia, ora mais simples, ora mais pesada. Todo o esforço para driblar o esdrúxulo problema de velocidade.


Por fim, fica mais um esperançoso momento em que tudo isso deverá mudar, ou pelo menos, será cada vez mais fomentado com o advento das novas tecnologias móveis como no caso da ‘barulheira’ toda gerado com o recém e indefinido 3G no Brasil.


Vai a dica de um ótimo projeto feito em 3D:


viewhere: http://www.ecodazoo.com




0713

No comments: