Monday 15 September 2008

Uma viagem a Cuba em três post - Última Parte


Outdoor na estrada, a caminho da cidade de Cienfuegos em Cuba.
...

"As dicas"


Com tudo o que vivi e aprendi em Cuba, cheguei a algumas conclusões sobre o lugar. Com isso, fechei algumas dicas para quem está afim de seguir esses passos.

1. Não conte com cartão de crêdito. São pouquíssimos lugares que aceitam e o governo ainda cobra uma taxa absurda de 11% sobre o valor da compra. E, claro, American Express é banido na ilha.

2. Leve roupa velha para dar aos cubanos e doces e canetas para as crianças. Todo mundo vai pedir para você e isso ajuda a fazer amizades.

3. Fique em casa de cubano. Eles tem uma placa branca e azul na porta com os dizeres “Arrendador Divisa”. São totalmente legais, limpas, aconchegantes, todas em que ficamos tinham ar condicionado e muitas têm banheiro no próprio quarto. Pagamos de 15 a 25 pesos cubanos conversíveis (equivalente ao dólar), variando conforme a cidade. Vale a pena jantar nesses lugares.

4. A comida é ótima fora dos hotéis. E horrível neles.

5. Pechinche tudo o que você for comprar. Eles sempre abaixam o preço para você, normalmente até a metade inicial.

6. Feche o preço da corrida de taxi antes de entrar no carro. Sempre levando em conta o tópico 7. O povo que não trabalha com turismo é muito feliz e satisfeito, apesar de pobre. Já o que trabalha, ou seja, tem muito contato com turista, reclama muito, te ajuda muito e no final chora por gorjeta.

8. Saia do roteiro básico Havana-Varadero. A maioria dos turistas só vão a esses lugares e, me desculpe, isso não é Cuba. A Cuba verdadeira está nos outras cidades, na estrada, nas casas de cubanos, nos bares, nos restaurantes...

9. O mojito da Bodeguita Del Medio, o mais famoso de Cuba, é mais caro e não tem nada demais. Tome apenas um, só pra dizer que tomou. Já o daiquiri da Floridita, talvez o mais caro da cidade, realmente é o melhor.

10. A maioria da população é pobre, a classe media é bem achatada, mas não há miséria. Ninguém passa fome, não existe sem teto nem mendigo. E você pode conversar sobre tudo com qualquer pessoa. Todos são muito cultos e têm muita noção do que acontece no país deles e no resto do mundo.

11. Junho, julho e agosto são muito quentes. Mas o fim de ano é muito cheio de turistas – é a alta temporada. E outubro é a época dos furacões. RS... faça a sua escolha.

12. Não existe cerveja gelada em Cuba. Eles tentam, mas nunca conseguem gelar uma latinha.

13. Não há violência alguma no país. Caminhe e viaje tranqüilamente.


E boa viagem.





Daguito Rodrigues é formado em jornalismo e cinema e atualmente trabalha como redator publicitário na agência Salles Chemistri, em São Paulo no Brasil.








Agradecimentos a cordialidade dos relatos de Daguito nesta blogosfera.
0713


No comments: