Tuesday 23 September 2008

Pesquisa monitora preferência universitária em São Paulo.



Faz todo o sentido que um dos posts bem visitados desta blogosfera venha ser  o que fala da “comunicação com jovens” postado em outubro de 2007, na ocasião abordei um estudo sobre tendências feito pela Editora Abril. Realmente desde que este público começou a ditar as regras muita coisa mudou, inclusive o anseio do mercado em entender e compreender as necessidades e gostos mercadológicos dos jovens. Na semana passada mais um estudo nesta mesma esfera foi realizado pelo Ibope Inteligência a pedido da revista Offline, da Editora Novo Meio, este estudo foi divulgado no jornal impresso Propmark, e aproveito para compartilhá-lo aqui.

Toda a amostragem foi colhida com cerca de trezentos e cinqüenta alunos de trinta e cinco Instituições de Ensino da capital paulista, entre a faixa etária de 18 e 27 anos.

O estudo revelou alguns pontos intrigantes, confesso que algumas escolhas apontadas pelos entrevistados, lembrando que a abordagem foi inteiramente espontânea, contabilizando quatorze mil dados, segundo informou o gerente de atendimento e planejamento do Ibope Inteligência, Marcelo Castilho, me deixaram realmente perplexo, como por exemplo, o energético que liderou a preferência dos universitários paulistanos.

Outro ponto em questão foi o da cerveja, cotada como bebida preferida deste público, a Skol não liderou a preferência na pesquisa, aparecendo em terceiro lugar, vindo atrás de Brahma e Original. Confesso que também fiquei surpreso.

Bem, achei melhor colocar os dados que foram divulgados no jornal PropMark nesta lista a baixo:

Sites:
Google – Orkut - UOL

TV Aberta:
Cultura – Globo - Record

TV por Assinatura:
Discovery – HBO - Warner

Operadora de TV
Net – SKY - TVA

Rádio:
Jovem Pan - Kiss FM - Nova Brasil FM

Comércio eletrônico:
Americanas.com - Mercado Livre - Submarino

Portais
Globo.com – Terra - UOL

Refrigerantes
Coca-Cola – Fanta - Guaraná Antarctica

Energéticos:
Burn - Flash Power - Red Bull

Cervejas:
Brahma – Original - Skol

Bebidas saudáveis:
Ades - Del Valle - Mate Leão

Destilados
Absolut - Johnny Walker - Smirnoff

Carros:
Civic(Honda) – Corsa(GM) – Gol(Volkswagen) – Peugeot – Stilo (Fiat)

Motocicleta:
Harley-Davidson – Honda – Yamaha

Som automotivo:
Kenwood – Pioneer – Sony

Artigos esportivos:
Adidas – Nike – Puma

Roupas:
Adidas – Hering – TNG – Zara

Roupa íntima:
De Millus – Hope – Lupo – Mash – Valisère – Zorba

Jeans:
Levi’s – M Officer – TNG

Tênis:
Adidas – All Star – Nike

Óculos de sol:
Oakley – Rayban – Chili Beans

Cosméticos:
Avon – Boticário – Natura

Preservativos:
Jontex – Olla – Preserv

Televisores:
LG – Philips – Sony

Computadores:
Dell – HP – LG

Celular:
Motorola – Nokia – Sony Ericsson

Operadoras:
Claro - Tim – Vivo

Finanças:
Bradesco – Itaú – Real

Cartões de crédito:
American Express – Máster Card - Visa


No mais, se você está planejando ou desenvolvendo uma ação específica para este público é prudente se antenar nas dicas.




0713

2 comments:

Anonymous said...

Bom dia, li a matéria e a achei muito interessante. Interessante na medida em que demonstra a tendência atual do mercado em atender os anseios dos jovens. Aliás, isso demonstra quão grande é a força que os jovens têem em mãos, força esta para ditar as regras da moda, da política, enfim, "ah, se os jovens tivessem consciência disso". Desta feita, quero parabenizar este artigo, pois, por meio deste, creio que muitos jovens há de despertarem para esta realidade. Além disso, achei interessante os dados da pesquisa, aliás, fiquei perplexa com os resultados. Parabéns!!! - Daniele Fernandes

willians de abreu said...

Bom dia daniele, fico feliz pelos seus relatos e agradeço a sua visita. Continue aparecendo sempre!

Um bjo.