Faz todo o sentido que um dos posts bem visitados desta blogosfera venha ser o que fala da “comunicação com jovens” postado em outubro de 2007, na ocasião abordei um estudo sobre tendências feito pela Editora Abril. Realmente desde que este público começou a ditar as regras muita coisa mudou, inclusive o anseio do mercado em entender e compreender as necessidades e gostos mercadológicos dos jovens. Na semana passada mais um estudo nesta mesma esfera foi realizado pelo Ibope Inteligência a pedido da revista Offline, da Editora Novo Meio, este estudo foi divulgado no jornal impresso Propmark, e aproveito para compartilhá-lo aqui.
Toda a amostragem foi colhida com cerca de trezentos e cinqüenta alunos de trinta e cinco Instituições de Ensino da capital paulista, entre a faixa etária de 18 e 27 anos.
O estudo revelou alguns pontos intrigantes, confesso que algumas escolhas apontadas pelos entrevistados, lembrando que a abordagem foi inteiramente espontânea, contabilizando quatorze mil dados, segundo informou o gerente de atendimento e planejamento do Ibope Inteligência, Marcelo Castilho, me deixaram realmente perplexo, como por exemplo, o energético que liderou a preferência dos universitários paulistanos.
Outro ponto em questão foi o da cerveja, cotada como bebida preferida deste público, a Skol não liderou a preferência na pesquisa, aparecendo em terceiro lugar, vindo atrás de Brahma e Original. Confesso que também fiquei surpreso.
Bem, achei melhor colocar os dados que foram divulgados no jornal PropMark nesta lista a baixo:
Sites:
Google – Orkut - UOL
TV Aberta:
Cultura – Globo - Record
TV por Assinatura:
Discovery – HBO - Warner
Operadora de TV
Net – SKY - TVA
Rádio:
Jovem Pan - Kiss FM - Nova Brasil FM
Comércio eletrônico:
Americanas.com - Mercado Livre - Submarino
Portais
Globo.com – Terra - UOL
Refrigerantes
Coca-Cola – Fanta - Guaraná Antarctica
Energéticos:
Burn - Flash Power - Red Bull
Cervejas:
Brahma – Original - Skol
Bebidas saudáveis:
Ades - Del Valle - Mate Leão
Destilados
Absolut - Johnny Walker - Smirnoff
Carros:
Civic(Honda) – Corsa(GM) – Gol(Volkswagen) – Peugeot – Stilo (Fiat)
Motocicleta:
Harley-Davidson – Honda – Yamaha
Som automotivo:
Kenwood – Pioneer – Sony
Artigos esportivos:
Adidas – Nike – Puma
Roupas:
Adidas – Hering – TNG – Zara
Roupa íntima:
De Millus – Hope – Lupo – Mash – Valisère – Zorba
Jeans:
Levi’s – M Officer – TNG
Tênis:
Adidas – All Star – Nike
Óculos de sol:
Oakley – Rayban – Chili Beans
Cosméticos:
Avon – Boticário – Natura
Preservativos:
Jontex – Olla – Preserv
Televisores:
LG – Philips – Sony
Computadores:
Dell – HP – LG
Celular:
Motorola – Nokia – Sony Ericsson
Operadoras:
Claro - Tim – Vivo
Finanças:
Bradesco – Itaú – Real
Cartões de crédito:
American Express – Máster Card - Visa
No mais, se você está planejando ou desenvolvendo uma ação específica para este público é prudente se antenar nas dicas.
0713
2 comments:
Bom dia, li a matéria e a achei muito interessante. Interessante na medida em que demonstra a tendência atual do mercado em atender os anseios dos jovens. Aliás, isso demonstra quão grande é a força que os jovens têem em mãos, força esta para ditar as regras da moda, da política, enfim, "ah, se os jovens tivessem consciência disso". Desta feita, quero parabenizar este artigo, pois, por meio deste, creio que muitos jovens há de despertarem para esta realidade. Além disso, achei interessante os dados da pesquisa, aliás, fiquei perplexa com os resultados. Parabéns!!! - Daniele Fernandes
Bom dia daniele, fico feliz pelos seus relatos e agradeço a sua visita. Continue aparecendo sempre!
Um bjo.
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