Thursday 28 June 2007

Mas o que é o tal do Ombudsman?


Mario Vitor Santos, 52 anos, jornalista, formado em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (1979), mestre em Letras Clássicas pela Universidade de Exeter (Inglaterra), doutorando pela Universidade de São Paulo.Foi jornalista da Folha de S.Paulo de 1984 a 1999, onde exerceu as funções de redator, editor, diretor da Sucursal de Brasília, secretário de Redação, ombudsman, repórter especial, editor da Revista da Folha, entre outras. Professor, crítico de teatro e diretor da Casa do Saber.

Mas afinal, que bendito é esse tal de ombudsman?

Ombudsman é uma palavra de origem sueca que designa "aquele que representa". Como esse profissional do iG, contratado para atender e representar os usuários do iG junto ao iG. Não tem poder de decisão, mas encaminha as manifestações dos usuários e procura atuar para que o iG solucione as questões. Com o ombudsman, ou usuários podem registrar e encaminhar dentro do iG suas recomendações, questões, críticas e sugestões.
O ombudsman atua em casos de publicação, conteúdo e informações incorretas, omitidas, distorcidas e incompletas. Encaminha à direção, e pode se posicionar, em casos de injúria, calúnia, difamação e danos à imagem de pessoas e instituições citadas pelo conteúdo do iG e de seus parceiros por exemplo. Mas pode também agir nas mais diversas esferas dos serviços prestados, zelando para que sejam observadas as condições adequadas e a qualidade do serviço prestado aos usuários.

Este cargo vem se propagando pelo mundo, como uma espécie de ouvi doria, mas, bem mais sensível e ouvinte do que burocrática. Está aew uma dica, em caso de sugestões ou críticas, se informe em relação ao o ombudsman da empresa que você está em contato.

0713

1 comment:

Anonymous said...

interessante...

[]s