Monday 20 October 2008

A sociedade do controle.



É impressionante como estamos vendo a cada novo dia o crescimento das opiniões a favor do controle da internet. Ora, algo que fora tão menosprezado no seu surgimento, agora é motivo de disputa eleitoreira, ambições alheias, estratégias comerciais e todo o tipo de especulação gananciosa e má. Não se esquecendo, que este movimento prol-controle está ganhando força mundialmente. E para piorar, os discursos são em sua maioria com tons enganadores e se utilizam do pretexto anti-pedofilia na rede. Está é a sociedade do controle?

Vejamos, na França o projeto de Lei Sharkozy, na Inglaterra as primeiras leis de punições a downloads na rede, nos E.U.A Bush em seu final de mandato assinando sanções envolvendo o MySpace, já no Brasil o polêmico e esdrúxulo projeto Azeredo ainda em votação. Estes são apenas alguns poucos exemplos, a realidade é bem mais ampla, no qual não deverei citar todos aqui.

A pergunta crucial é, a internet pode ter um dono? Você concorda com isso ou sequer parou para avaliar a questão. Há alguns que dizem que sim, mas, os mesmos aos serem questionados nem ao menos sabem onde “Eles” querem chegar. Tão poucos alguns ‘renomados’ podem explicar tamanha bizarrice sem se abster da questão ‘pedofilia’ na rede. Não quero subestimá-los, mas sexo e pedofilia sempre existiram, com rede ou sem rede. Aliás, através da Web tivemos um mega conhecimento do tamanho do problema.

Fico me perguntando sempre, como imaginar algum órgão controlando a internet, como será o envio dos nossos dados, os assuntos pessoais e pertinentes de cada indivíduo na rede, suas idéias, opiniões, contribuições, discussões e por aí vai. Tenha toda a certeza, do jeito que as grandes empresas e seus ‘conchavos’ políticos lutam para isso, esta questão é mais perigosa do que podemos imaginar. Pois, uma vez que a sociabilidade humana tendo mudado com o advento da internet, seu controle e gerenciamento por órgãos inteiramente parciais e com anseios reais ainda desconhecidos, corremos o sério risco do aprisionamento das idéias individuais e anônimas.

Ou seja, já iremos visualizar o fim das redes sociais ou o princípio da morte das mesmas. Deixando mais claro, elas serão as primeiras a serem atingidas em cheio com as variadas formas de controle dos diversos países. Tópicos de discussões e posts com dicas e reflexões poderão sofrer sanções absurdas caso sejam interpretados como abusivos e contra as diretrizes de controle estabelecidas.

Isto, não é nem a ponta do ‘iceberg’ do problema, se aprofundarmos nesta reflexão chegaremos a visualizações catastróficas e insanas ao todo.

Aproveito para fazer uso de uma citação do autor Thomas Jefferson, onde ele dizia que “uma idéia é como uma chama de uma vela, quando você acende outra vela você não perdeu a chama”. Como proibir downloads e uploads, isto é, a comutação dos dados na rede? Não me resta nenhuma dúvida quanto ao absurdo que estou presenciando ao mesmo tempo, em que quase não vejo praticamente nenhum ‘estardalhaço’ social contra este levante horroroso.

Tenho absoluta certeza, que não será um medíocre post como este que escrevo, o suficiente para mudar algo, porém, é uma das poucas coisas que ainda me resta para tentar desesperadamente ‘acordar’ os que dormem. E ver se ao menos tenho a felicidade de ver os outros milhares de blogs começarem um levante mundial para esta reflexão. Peço perdão aos que se sentirem ofendidos, pois, logicamente não sou o primeiro a falar disto, ainda bem. Alguns poucos nobres pensadores também já começaram discussões em prol desta vital causa para o desenvolvimento da humanidade.

Antes que um dia nos barrem, peço a todos que lutem por este ideal.

“Não a sociedade do controle”.






0713

No comments: