Leia a primeira parte deste post aqui:
(por Bruno Rodrigues)
• Não sabemos o que é Conhecimento
A produção de Conhecimento ainda vive seus primeiros momentos. De que serve uma 'teia' de informações se o que fazemos é apenas consultá-las, como em um grande arquivo?
Poucos são os que retornam à web para registrar a modificação que ela fizeram em suas vidas, seja em um fato corriqueiro do dia-a-dia ou em uma guinada de vida. Ou seja, a participação do cidadão comum ainda é pouca como a vemos hoje; não é subindo vídeos pessoais para a Rede, criando galerias de fotos ou ajudando a pautar ou comentar matérias jornalísticas que tornaremos a internet em algo realmente 'orgânico'.
Talvez a grande lição desta discussão esteja em perceber que a 'teia' de verdade está em nós, no Conhecimento que produzimos a cada Informação que colhemos, nas experiências que vivemos e trocamos, no que de transformador há no Saber - a saída está em cada uma de nossas mentes, portanto.
Tomara que ainda tenhamos tempo para aprender com o que construímos e notar que utilizar a nós mesmos como o maior repositório de Conteúdo que a Humanidade, em qualquer tempo, poderia sonhar, é a saída para o futuro e a Informação Sustentável.
Bruno Rodrigues:
Especialista em Informação para a Mídia Digital
Autor de 'Webwriting - Redação & Informação para a Web'
Coordenador da Pós-Graduação 'Gestão em Marketing Digital'(DIG 1) das Faculdades Integradas Hélio Alonso (RJ)
http://bruno-rodrigues.blog.uol.com.br/
http://www.twitter.com/brunorodrigues
Na próxima semana:
É a vez de conferirmos as observações do professor Sérgio Amadeu no Comutação Verbal.
0713
Wednesday, 15 October 2008
#1 Comutação Verbal – Parte II: "Nossos dados estão bem guardados digitalmente?"
Labels:
comutaçãoverbal,
internet
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment