Tuesday 1 September 2009

Sua girafa será uma em um milhão?


Imagem: Via site One Million Giraffes


Ola Helland e seu amigo Jørgen fizeram uma aposta. Ola disse que "conseguiria coletar 1 milhão de girafas até o final de 2010", e Jørgen duvidou.

O site tem recebido girafas de tudo quanto é espécie. Para participar, há apenas 3 regras: espalhar para outras pessoas, a girafa não pode ser criada no computador e nem comprada.



Imagem: Via Twitter One Million Giraffes


Por quê? Há alguns motivos. Um deles questiona: é assim tão complicado colocar o computador de lado por alguns minutos? A proposta é ter um momento para criar algo com as próprias mãos, que se possa sentir, tocar e segurar.

Comprar uma girafa também anularia todo esse processo. Pessoalmente, estabeleço um outro paralelo: o ato de presentear. Este projeto não trata disso, e não é preciso voltar mais de um século pra se constatar isso - presentear alguém envolvia produzir um bem para dar a outra pessoa, fruto do esforço criativo individual de quem presenteará.

E como é interessante, a partir deste projeto, concluir as façanhas que podem ser feitas pela internet! Dois amigos fazem uma aposta, sem quaisquer fins comerciais. Em 82 dias, conseguem espontaneamente mais de 200 MIL girafas.



Imagem: Via site One Million Giraffes


Bacana também é conferir no site milhares de formas de se conceber uma girafa. De palitinho, katchup, areia, sorvete, sombra, matemática, cabelo, caça-palavras, pés e dedos...

Agora que o projeto adquiriu consistência - o maior propósito de toda rede social, Ola tem de conseguir mais 700 mil girafas. E o prognóstico é bastante positivo: se continuar surgindo esta média de 2.500 girafas por dia, no meio de 2010 haverá 1 milhão!


No Facebook - quase de 12 mil fãs


Juliana Mendes
Publicitária trabalhando atualmente no Brasil, na agência Age em São Paulo. Convidada da blogosfera Willpubli.







0713

2 comments:

JouJoux said...

agradeço pelo convite, Will, e pela especialíssima tag "blogagem de qualidade". é um prazer escrever para a blogosfera Willpubli.

willians de abreu said...

Que isso Ju, sua abordagem foi ótima. Apareça sempre!TKS

bj.