Tuesday 29 September 2009

Tiago Yonamine conta como surgiu o twitter @trampos e suas experiências em mídias sociais digitais.


Imagem: Twitter @trampos (via twitter.com/trampos)



Em entrevista a blogosfera willpubli, Tiago Yonamine (sushi), criador do @trampos comentou sobre suas experiências em mídias sociais, seu primeiro contato com algumas ferramentas e como surgiu a idéia de anunciar vagas de emprego via twitter. Atualmente com mais de 12000 seguidores, o @trampos foi destaque em algumas revistas do meio eletrônico neste ano, se popularizando entre as empresas de comunicação digital.


No inicio.
“Comecei a me interessar pelas redes sociais quando a web 2.0 começou a refletir no cenário brasileiro de maneira considerável. Como designer, eu criava sites e a aparição e o volume de tráfego dos diversos sites de relacionamento me deixavam intrigado de como fazer comunicação nesses veículos. Quando entrei na Espalhe, uma agência de marketing de guerrilha que utiliza as redes sociais para potencializar o boca-a-boca, meu trabalho com esse assunto se intensificou e pude aprender bastante com os profissionais que lá trabalhavam e colocando a mão na massa.”

As primeiras experiências.
“Minhas experiências com redes sociais são estudos. Para mim, esses projetos são laboratórios do que se aplicar em projetos comerciais. Procuro temas que são de meu interesse pessoal para desenvolver em plataformas sociais e analiso como os usuários de nichos se comportam.”

O twitter.
“Descobri em maio de 2007. Como na maioria das redes sociais que conheço: fiz a minha conta, fucei, mas deixei abandonada até o final do ano. Não me chamou muito a atenção e convenhamos que o twitter é bem chato sem pessoas amigas para interagir. Entre o meu grupo de amigos ele começou a bombar no início de 2008, aí comecei a usá-lo de verdade.”

Divulgando oportunidades de empregos.
“Começou assim, eu sempre recebia e-mail de conhecidos se tinha a indicação de alguém para alguma vaga. De início eu repassava essas mensagens para amigos por e-mail mesmo. Depois migrei para o twitter, pois facilitava a minha vida e não precisava ficar adicionando gente no campo "para" do e-mail. No começo só os meus amigos me seguiam, mas à medida que os seguidores davam retwits o @trampos foi crescendo e hoje contamos com mais de 11k de seguidores e seus desdobramentos numa conta paralela para @estagios, mailing list com mais de 2k assinantes e uma página no facebook onde as vagas são replicadas.”

As empresas e as parcerias.
“Recentemente fiz uma pesquisa com as empresas que postam no @trampos e muitas delas - a maioria focada em comunicação online - preferem divulgar suas vagas pelo @trampos pois a audiência é diferente dos sites de emprego. Os seguidores do @trampos são pessoas inseridas no meio digital e o canal é segmentado aos profissionais de comunicação. O que diminui a quantidade de "paraquedistas" enviando currículos fora do perfil.”

“Em relação as parcerias, ainda não existe nenhuma, o que faço (e que pelos comentários das pesquisas funcionam bem) é uma ação de relacionamento tanto com as empresas quanto os seguidores que gostam de conversar. Eles não sentem que estão falando com um site ou com uma empresa, mas sim comigo, uma pessoa que está lá para criar pontes entre os dois lados.”

O crescimento do projeto.
“O @trampos já conta com uma página no facebook com 400 usuários onde as vagas são replicadas e um mailing list onde as pessoas recebem as posições por e-mail. Estou estudando um jeito de inserir de maneira bacana o @trampos no tumblr, mas ainda está em testes. Acredito na descentralização do conteúdo num único canal. Pretendo deixar o @trampos presente onde as pessoas interessadas pelo serviço estão.”

Pesquisando o mercado.
“Não tinha feito e ainda não terminei de tabular a pesquisa. Estamos com mais de 1000 respostas e acho que já é uma boa amostra. Isso vai ajudar muito nas melhorias que quero implantar no serviço. O feedback dos usuários gerou bastante insights. Atualmente, está no ar uma pesquisa para o outro lado: as agências que postam as vagas. Compilando os dados de ambos os lados, consegui entender melhor o fluxo do recrutamento online e as necessidades específicas tanto de quem oferece as vagas quanto de quem está procurando um emprego.”

A importância no meio.
“Não acho que o @trampos tenha definido um novo papel no mercado. As pessoas estão vinculando o sucesso do @trampos muito mais ao canal que ele está inserido do que o serviço em si. O modelo que quero implantar no @trampos, vai além da plataforma tecnológica que ele está hospedado, mas sim do comportamento das pessoas de modo geral. Gosto dos resultados desse experimento. Das top 20 empresas da pesquisa do brainstorm#9, 9 anunciam suas vagas no @trampos. O que é um bom sinal. Com as alterações e melhorias que estou estudando fazer, acredito que o @trampos melhorará muito.”




Tiago Yonamine
Trabalhando atualmente no Brasil em São Paulo, como consultor freelancer em comunicação online.






0713

1 comment:

Arza said...

Parabéns ao Will e ao Sushi pelas iniciativas. Fico feliz que tive a oportunidade de conviver, mesmo que por pouco tempo (Casper/Senac), com pessoas f#das nesse mundo digita,