Monday 10 August 2009

De volta a cena: Telefônica promete, mas não convence.


Imagem: Comunicado Telefônica (via site da operadora)


Enquanto a Telefônica promete a “todo o custo” resolver os problemas das panes nos serviços oferecidos, inclusive com forte campanha publicitária nos meios de massa, os tais R$ 750 milhões anunciados como investimentos ainda neste ano não convenceram a maioria dos usuários.

Em um rápido bate-papo via Gtalk com alguns usuários da operadora, algo foi unânime entre os entrevistados, nenhum dos 33 contactados por mim disseram estarem confiantes nas medidas tomadas pela empresa. Alguns ainda confessaram estarem desesperançados com as opções de serviços oferecidos no País.

Embora esta análise não corresponda pelos milhares de usuários da operadora, no mínimo reflete o que se tem ouvido tanto nos bate-papos entre usuários, como nos comentários relacionados a tag #Telefonica.

E ainda, se justifica quando analisamos a queda de 12% registrada no seu lucro líquido no 2º trimestre do ano, anunciado há 15 dias trás nos principais jornais e portais de notícias, entre eles o IDGNOW. O mesmo portal publicou que o lucro fora de R$ 542,2 milhões, se comparado ao mesmo período no ano passado, a redução foi considerável em relação aos R$ 619,6 milhões registrados.




Imagem: Via site "ManualTech /tecnologia à todo vapor" (Não ao vandalismo!)


Mesmo assim, quedas na conexão de banda larga e suspensão das linhas telefônicas em algumas horas do dia, estão sendo registradas quase que diariamente, a diferença desta vez, é que as panes ficam localizadas em áreas específicas e na maioria residenciais, diferente das panes generalizadas que afetaram diversas regiões do estado de São Paulo, como as deste ano, ofuscando toda mídia e deixando clara a gravidade do problema.

Embora a Anatel tenha proibido temporariamente a venda do Speedy, as ações tomadas pela Agência Regulamentadora não pareceram convincentes, até porque, foram totalmente tardias, isto é, tomadas depois do caos em que chegaram os serviços prestados.

A falta de uma política pública prol banda larga no país (já citada por mim na blogosfera há tempos) como também uma maior fiscalização por conta dos órgãos competentes, são ainda os maiores empecilhos na busca de melhorias e a implementação de serviços mais acessíveis a população em geral.



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