Tuesday 14 July 2009

Cabulosa, a síntese de uma caligrafia urbana.




Depois de uma semana conturbada, onde trabalhos e mais trabalhos surgiram ao longo da semana passada, volto a postar na blogosfera. Pois é, ficar longe daqui me causa uma certa aflição, eu confesso. No entanto, enquanto dei um giro nas minhas leituras matinais, descobri uma dica interessante para compartilhar.

Na última edição da revista Computer Arts Brasil, uma tipografia chamada “Cabulosa” prendeu minha atenção. Criada pelo designer Frederico Antunes, a fonte reuniu os detalhes característicos das pichações no estilo “pixo-reto”.





A sensibilidade do criador ligada a um certo “bauhasianismo” conseguiu juntar os desdobramentos de suas fontes antigas a adição do contraste das ruas retratadas do rolo para o grid, contou Fred em sua entrevista para a revista.

Bastante expressiva, a tipografia ainda precisou passar por estudos mais detalhados em virtude do aumento de caracteres acentuados para línguas nórdicas e da Europa oriental, melhorando os metrics & Kerning, além de disponibilizar programações Open Type básicas.






Como no estilo “pixo-reto” não se usa caixas-baixas, a tipografia traz duas caixas-altas diferentes, cada uma com elementos de subestilos distintos, podendo até combiná-los. Você já pode baixar a “Cabulosa” pagando o valor de $24.95. Ou se preferir, teste-a escrevendo seu texto no Type Tester” do site.

Para saber mais acesse aqui, e aproveite para conhecer outras tipografias também.





0713

2 comments:

Thaiskeller said...

gostei!

willians de abreu said...

Que bom Thais, apareça sempre!

Bjs!