Monday 10 January 2011

Monet em uma experiência digital única.


Imagem: http://www.monet2010.com/en

Para os aficionados por obras de arte, ir a uma galeria muito vezes não é tão fácil, antes do advento da internet então, nem se fala. O fato é que cada vez mais, diversas obras estão sendo compartilhadas digitalmente em sites, weblogs e nas redes sociais.

E isso logicamente, facilitou e muito o contato de inúmeras pessoas com o mundo das artes, como amostras de museus, livros, pesquisas entre outros materiais disponíveis. Tudo através do clique, aonde quer que os usuários estejam conectados, qualquer um pode consultar, por exemplo, praticamente todas as obras de Claude Monet (1849-1926).


Imagem: http://www.monet2010.com/en


O Grand Palais, uma das principais galerias para a exposição de obras de arte vindas de museus nacionais franceses em Paris, disponibilizou quase todo o trabalho de Monet, precursor do movimento impressionista no século XIX, por uma experiência digital bastante focada na sensação do internauta. É esse, o ponto principal neste post, a preocupação em proporcionar a interação ao usuário no site, exibindo obras do pintor fazendo com que, ao navegarmos, possamos sentir através da trilha musical, a animação das transições das obras e algumas ações inseridas a cada trabalho, não só prender nossa atenção como também nos estimular a enxergar pequenos detalhes cuidadosamente pensados pelos desenvolvedores do site.

Confesso não ser um vasto conhecedor de obras de arte, no entanto, mesmo não podendo ir pessoalmente a exposição do Palais que acontece desde 22 de setembro de 2010 a 24 de janeiro de 2011, pude ter uma maravilhosa experiência através do site ao iniciar a jornada (Jorney) por Monet, ou ainda, conferindo a galeria (Gallery) com imagens e informações de cada obra. É sem dúvida um dos melhores projetos que visitei até hoje onde a sensibilidade do internauta é o seu grande destaque. E, claro, os quadros impressionistas do autor, bom, são “sem palavras”.


Imagem: http://www.monet2010.com/en

Fica a dica, vale muito uma visita, principalmente se você trabalha com o mercado de internet, com certeza irá para a lista de referências, um grande abraço pra todos!

Clique aqui para visitar: http://www.monet2010.com/en

No comments: