Thursday 5 November 2009

Raquel Camargo, uma das fundadoras do blog Twitter Brasil relata sua ótica e vivências no cenário das redes sociais.


Imagem: Blog Twitter Brasil


Em entrevista a blogosfera Willpubli, Raquel Camargo, uma das fundadoras do blog Twitter Brasil e consultora em mídias sociais, nos fala um pouco da sua ótica e vivências pessoais com o atual cenário das redes sociais digitais.


A formação e a influência da internet.
A internet entrou na minha vida há uns 10 anos. Antes era simplesmente brincadeira e hobby, e eu dividia minha atenção entre blogs, mirc (é, old!) e uma espécie de jogo chamado micronacionalismo (era meu vício há uns 7 anos). Fui estudar jornalismo meio sem saber para onde ir, pois eu era apaixonada por foto, rádio, etc, mas a minha ligação com internet acabou ajudando e me fez encontrar um caminho muito bom para a minha profissão.

Uma “Nerd-Girl”.
Pra ser sincera, eu já fui mais nerd. Ou melhor, geek. Ah, sei lá, são tantas nuances. Sei que hoje estou numa fase bem diferente, rs. Eu sou absolutamente viciada em internet, ficar desconectada para mim costuma ser uma tortura.... Acho que isso e outras características minhas acabam construindo esse rótulo.

Blog Twitter Brasil.
Foi uma iniciativa minha e do Fernando Souza, e juntos chamamos a Gabi para completar o time. São pessoas bacanas demais de se dividir um blog.

O processo do TRE.
Nossa, o Twitter Brasil teria um clipping muito grande (sem querer parecer metidona rs) se fossemos contar. Isso se deu principalmente por causa do escândalo do processo do TRE. Depois do processo ele ainda é citado, mas com menos freqüência. Isso ajuda sim. De forma indireta, é claro, mas vai acrescentando uma tal credibilidade ao seu nome, e também é bom observar o que se fala sobre teu trabalho.

Manifestações literárias no Twitter.
O Twitter para mim é mais que uma ferramenta de uso pessoal e profissional, é também um objeto de estudo. Minha monografia de conclusão de graduação envolveu as formas de interação existentes no Twitter e blogs. Agora no mestrado eu pretendo identificar manifestações literárias no Twitter. Eu não sou a única que pensa o Twitter assim, é claro, tem pessoas que eu me referencio para estudar isso, como o Alex Primo, a Raquel Recuero e a minha colega de blog, Gabi Zago.





A consultoria de Social Media e o mercado atual.
Diante da fase que o mercado de comunicação vive, eu acho que é um mercado e tanto. Está cheio de oportunidade legal, está se consolidando, então é fácil entrar no ritmo e construir conhecimento junto. A gente não pode falar que esse mesmo profissional de mídias sociais de hoje, se ficar satisfeito com os conhecimentos que são os fundamentais para hoje, sobreviverá no mercado daqui uns 5 anos. Acho que é uma profissão que tem validade se for pensada de forma superficial, e para mim o importante é manter-se extremamente atualizado.

A existência da tal “panelosfera” no meio.
Ah, vaidade, ego, isso tem em todo lugar. Acompanho pessoas que têm menos de 100 seguidores que têm conteúdos muito bacanas, por exemplo. Não me prendo nessa.

@Biz Stone co-fundador do Twitter na palestra do Grupo TV1 em São Paulo.
Bem, eu não tive oportunidade de realmente conversar com ele, o cara tava ultra-concorrido, então não dá pra julgar muito, mas pelo visto ele é um cara com o pensamento legal, que quer ver a ferramenta crescer e saber o poder que tem nas mãos. Acho que a palestra dele foi meio desse jeito muito por causa do público presente (que não parecia ser lá os mais viciados no Twitter).

O cenário das redes sociais e o novo Orkut.
Sobre mídias sociais, com certeza é um papo cru ainda, as coisas estão se formando e formalizando, todos temos ‘muuuuuito’ o que aprender ainda. Já o Google, oras, é uma estratégia marota que causa ansiedade na galera. Pra eles isso é bom, não? Comecei a usar ontem, e não fiquei surpresa com nada.



Raquel Camargo
Jornalista atualmente no Brasil atuando como consultora em mídias sociais, trabalhou em agências de publidade de Belo Horizonte, e está cursando o mestrado em Estudos de Linguagem no Cefet/MG, como bolsista.






0713

2 comments:

Raquel Camargo said...

Valeu pela atenção e parabéns pelo blog.
Um abraço!

willians de abreu said...

Claro Raquel, agradeço a sua partilha aqui na blogosfera. Felicidades, um grande abraço!