Imagem: Site do projeto VotenaWeb
Um projeto recém-lançado propiciará o conhecimento dos projetos de leis no Congresso possibilitando também a votação popular, sendo este o primeiro ato direto de democracia digital por estes ares.
Desenvolvido pela empresa WebCitizen, o VotenaWeb “propõe estimular o engajamento cívico e aproximar os cidadãos entre si, e com os seus governos. Através da análise da atual e futura arenas virtuais, da organização e otimização do design da informação e do compartilhamento de conhecimento”, podendo “criar uma ponte entre o mundo físico e o virtual, e auxiliar instituições governamentais e não-governamentais a compreender as verdadeiras necessidades dos seus cidadãos e consumidores.”
A WebCitizen “tem como foco o emprego de tecnologias digitais para a criação de canais de participação, trazendo mais abertura, transparência e democracia para a administração pública, promovendo um diálogo público colaborativo, um senso de comunidade acessível e significativo, e em uma última análise, ajudando a criar um mundo melhor.”(Informações retiradas do site da empresa)

O projeto que foi inspirado na fundação acadêmica americana sem fins lucrativos TED localizada na Califórnia, cujo o conceito, é o de “Idéias para serem espalhadas”.
No Brasil, o site Votenaweb promete ser além de um agregador de informações pertinentes às diretrizes que podem mudar ou determinar novas regras para os cidadãos brasileiros, ele ainda será um canal direto e em tempo real capaz de expressar os anseios da população frente aos parlamentares e presidentes.
Mesmo sendo ainda desconhecido da maioria dos brasileiros, a iniciativa já conta com inúmeros posts publicados em diversos blogs. Na blogosfera willpubli, você poderá salvar o selo do projeto e incluir no seu blogsite, clique com o botão direito sobre a imagem no fim deste post.

Para votar a favor ou contra alguma lei, o usuário deve realizar o seu cadastro para abrir uma conta, feito isso, é só acompanhar as atualizações do site.
Outro ponto importante é a mensuração das estatísticas de votos computados, sendo eles diferenciados por “votos dos cidadãos” e por “votos dos políticos”. Ainda, sendo possível saber de quais regiões do País vieram os votos. Desta forma, cada brasileiro consegue ter uma análise completa se a sua intenção foi a da maioria e de onde surgiu a mesma.
Bem, uma grande oportunidade de expressar sua opinião, aproveite e faça já o seu cadastro, e claro, não esqueça de divulgar o projeto para os seus amigos.
No comments:
Post a Comment