Monday 3 November 2008

Você sabe como o Orkut chegou ao Brasil?



Muitos até hoje se espantam com o sucesso do Orkut no Brasil, outros se quer se questionam o por que de tanta aceitação por parte dos brasileiros a esta plataforma de relacionamentos digitais. O fato é, que o Brasil já estão sendo considerado por diversos analistas como um “grande celeiro para experiências digitais”, fazendo com que inúmeras corporações de todo o mundo, a maioria americanas e européias se voltarem para o País e observarem atentamente o que acontece aqui.

Hoje o Brasil já corresponde a mais de sessenta porcento dos usuários dessa plataforma no mundo. Tamanha participação fez com que o Google instalasse um dos seus grandes diretores na sede do Google Brasil na cidade de São Paulo, justamente para acompanhar de perto os hábitos e a interação dos brasileiros. Além disso, são os “brazucas” responsáveis desde então por todas as alterações realizadas na interface do Orkut.

Enquanto um americano envia dez convites de alguma ferramenta nova para alguns amigos, o brasileiro, pela sua facilidade em aderir coisas novas intrínsecas a sua curiosidade pelo novo, envia convites para quase toda a sua lista de e-mails. Sendo mais objetivo, podemos exemplificar desta maneira, um ‘gringo’ convida no máximo dez pessoas, um ‘brazuca’ chega a convidar mais de cinqüenta, isto talvez explique a proliferação em um curto espaço de tempo de inúmeras plataformas utilizadas hoje.

Bem, vocês podem estar se perguntando, e o Orkut, como veio parar aqui? Se não fosse o feeling do grande entusiasta da tecnologia John Perry Barlow, este processo poderia ter sido diferente. Vejam vocês, passados alguns meses após a criação do Orkut, Barlow recebeu cem convites para distribuir entre amigos (para quem não se lembra o Orkut era uma plataforma fechada até a sua aquisição pelo Google), ele não pensou duas vezes, decidiu enviá-los todos para as pessoas influentes que conhecia no Brasil.

Para a surpresa de Barlow, ou melhor, a confirmação do que ele já acreditava, porém, não imaginaria que seria tão rápido, o Orkut se popularizou entre os brasileiros em uma velocidade inacreditável. Em pensar que quando obtive meu convite para ingressar na ferramenta, meses depois o Google a abriu para todos se convidarem. Foi muito bom ter tido pelo ao menos um pouco da experiência quando a esfera ainda girava em torno das comunidades acadêmicas na sua maioria.

Sobre o uso “tosco” do Orkut nos dias atuais, isto, com certeza é tema para um outro post, mas já adianto, a ferramenta é sem dúvida uma das mais elaboradas na esfera de relacionamentos sociais digitais, no entanto, na minha sincera opinião, o que falta é uma “educação digital” para os brasileiros. Os valores e as diversas maneiras de contribuição atreladas ao o uso da internet.

A seguir, clique no link abaixo para assistir o vídeo com uma entrevista de John Barlow no blog “Ecologia Digital”.


Acesse: http://ecodigital.blogspot.com/2008/02/john-barlow-explica-o-fenmeno-orkut-no.html









0713

No comments: