Friday 23 October 2009

Você convidado no Google Wave.





Com certeza este título na postagem deve ter chamado sua atenção, afinal, estamos acompanhado as milhares de twittadas mundialmente “desesperadas” por um convite da ferramenta que para alguns já é comparada como a “solução de todos os problemas”. Exagero? Pois é, enquanto diversas pessoas choram suas “pitangas” no twitter façamos algumas reflexões.

O Google Wave, uma nova plataforma de comunicação capaz de “alocar” diversas ferramentas sociais em um só lugar e também, ‘espelhar’ diversos gadgets entre outros. Com características aparentemente inovadoras, como por exemplo, em alguns casos, você poderá ver o que a outra pessoa está digitando, caracter por caracter em tempo real, as Waves podem ser incorporadas em qualquer blog ou website, ou ainda, textos escritos no prazo de uma onda do Google poderão ser editados por qualquer pessoa, porque todas as conversas dentro da plataforma são compartilhadas, podendo ser corrigidas, acrescentar informações, ou adicionar os seus próprios comentários dentro de uma conversa em desenvolvimento. Logicamente estes são apenas alguns pontos da funcionalidade da plataforma ao qual destaquei para entendermos um pouco mais.

A questão é, o Google sempre buscou manter suas ferramentas abertas, onde livremente qualquer pessoa pode usá-la e ainda, desenvolver ou colaborar com o desenvolvimento das apps (aplicativos dentro da ferramenta), já que seus códigos são mantidos como open source. Fica então a pergunta. Por quê manter esta plataforma fechada?

Ora, se analisarmos um pouco melhor algumas práticas no mercado, chegaremos em uma bastante usada por diversas empresas ao lançar algo novo. Surpreendentemente para alguns, o Google demonstrar utilizar desta mesma estratégia ao lançar o Google Wave há um mês atrás, isto é, a geração de expectativa como também, indiretamente a questão do status dos usuários.

Sendo mais específico, assim como nos clãs, fazer parte de algo inicialmente desconhecido da maioria das pessoas que se simpatizam pela mesma coisa, dá ao notável convidado um “status” diferenciado dos demais no círculo de convivência.




Imagem: Google Wave (via TechCrunch)


Em diversos exemplos, observamos a euforia inicial dos heavy users e o descontentamento dos que ainda não fazem parte do ‘testes’ iniciais. No caso do Google Wave, ainda estou lendo e mapeando diversas informações e comentários. Ontem por exemplo, ao almoçar com um dos convidados, Renato Di Giorgio, ele me relatou que a plataforma ainda é pesada, e que seu funcionamento apesar de cognitivo parece estar passando por diversos ajustes até o momento. Bastante compreensível até então, o que talvez justifique o pequeno envio de convites aparentemente.

Renato ainda relatou que há poucos brasileiros na plataforma, ao ser perguntado sobre a questão do status gerado na rede, ele foi taxativo em pontuar que muitos usuários demonstram ser ironicamente “estrelas” em estar usando a ferramenta.






Esta euforia pode explicar um pouco da iniciativa do Google em relação ao lançamento do Wave, não se esquecendo é claro, que ajustes em ferramentas novas são mais perceptíveis com amostragens pequenas, onde bugs e problemas de interface se mostram visíveis e facilmente são mensurados à medida que surgem dúvidas e sugestões.

Ficam dois pontos para reflexão: A infra-estrutura do Google ainda é incapaz de suportar e manter estável as tecnologias empregadas na ferramenta se o uso for aberto ao público neste primeiro momento? Ou, é estratégico mantê-la restrita a convites, para criar-se todo o impacto e gerar um alto interesse dos futuros usuários?


Registre sua opinião!




0713

5 comments:

Thaiskeller said...

é estratégia de marketing pura!

willians de abreu said...

Olá Thais, bacana ter deixado sua opinião por aqui, apareça sempre!


Bj.

daguito@gmail.com said...

"você poderá ver o que a outra pessoa está digitando, caracter por caracter em tempo real"
Isso o ICQ fazia em 1998...

willians de abreu said...

Olá Daguito, muito bacana este comentário, muitas coisas que estamos vendo hoje não são inovadoras como se fala na rede.

Abs.

Rogerio Alencar Filho said...

http, ftp, smtp, pop3, e agora a revoluçao, google wave.

certeza vai mudar a cara da internet.

estao querendo inventar um novo tipo de protocolo.