Com as novas tecnologias e plataformas open source de ensino a distância, o Moodle e o Chamilo como exemplos, já é possível levar conhecimento a qualquer lugar com custos bem acessíveis.
O espaço Beans (Plataforma de Coworking) promove gratuitamente uma palestra com o intuito de compartilhar e esclarecer todas as informações de como se tornar um professor a distância ou oferecer essa modalidade de ensino em sua empresa ou escola.
Estarão presentes hoje no evento os profissionais:
Gilvan Marques é analista de sistemas e especialista em informática para educação a distância. Formação em Processamento de Dados pela Universidade Católica, Pós graduado em Gestão de Tecnologia pela Universidade de Brasília. Trabalha com o Ambientes Virtuais de Aprendizagem Moodle, Sakai e Chamilo, além de vários softwares livres voltados para educação em ambiente corporativo.
Ricardo Lima é graduado em designer digital pela Anhembi Morumbi (SP) e pós-graduado em Marketing Digital pela FECAP e administração de empresas pela FGV-SP. Criador do Beans! Coworking e da Bess Multimedia, atua em projetos de colaboração empresarial e redes sociais com uso de open source desde 2008.
Carlos Rodrigues Cadre é pós-graduado em E-Management pela FGV, especialização em gerenciamento pela FEA/USP, Engenheiro pela UNIFEI. Consultor, e-educador, e-management , com 10 anos de prática no dia-a-dia em aprendizagem social, formação de e-professores, gestão de comunidades e redes sociais, ambientes: Chamilo, Moodle, LMS, PLE.
Confira a programação 14/04/2011
19h - Coffee
19h15 - Coworking e Ensino a Distância - Modelos e Aplicações com Ricardo Lima
19h30 - Palestra: Carlos Rodrigues: “ Práticas de Redes Sociais em Educação – Case C@mpus Virtu@ll C@fé
20h30 - Intervalo
20h40 - EAD com Moodle 2.0 com Gilvan Marques
22h - Encerramento
Inscrições gratuitas pela rede Beans! ou pelo Facebook em http://www.facebook.com/event.php?eid=109379742476276
Acompanhe também pela transmissão ao vivo em: http://coworking.beans.net/page/be-tv
Como Chegar? Acesse o mapa de localização aqui .
Horário: 14 abril 2011 de 19:00 a 22:00
Local: Beans! Coworking Augusta
Rua: Rua Augusta, 1365 loja 7
Cidade: São Paulo/SP
Thursday, 14 April 2011
HOJE: Aprenda mais sobre Plataformas de Ensino a Distância
Thursday, 24 March 2011
Twitter alcança a marca histórica de 1 bilhão de posts por semana.
Em 21 de março de 2006, Jack Dorsey (@jack) enviou seu primeiro tweet, tempos depois, isto é, após cinco anos de funcionamento o Twitter registrou a marca de 1 bilhão de posts por semana, para se ter uma idéia do quanto isso significa, o blog oficial da ferramenta informou no início da semana passada que esta quantidade de tweets levou exatos 3 anos, 2 meses e 1 dia para ser alcançada.
A expansão do Twitter é evidente quando observamos que no mês passado, a média de tweets enviados diariamente foi de 140 milhões, sendo que há um ano atrás beirava os 50 milhões, representando um crescimento de 180%.
Outro ponto a ser destacado, é o número de novas contas abertas somente em fevereiro deste ano, onde foram criadas 460 mil novas contas diariamente no mesmo período.
Esse crescimento bilionésimo no microblog fez com que a equipe do Twitter aumentasse cinquenta vezes de tamanho, ou seja, dos oito empregados até janeiro de 2008 o número passou para quatrocentos até o momento.
Não restam dúvidas, o Twitter realmente vem acumulando resultados impressionantes de 2009 para cá, o que sugere que deveremos nos impressionar ainda mais até o fim de 2011.
Para conferir os dados na íntegra, clique aqui e acesse o blog oficial da ferramenta.
0713
Tuesday, 8 February 2011
Tipologia + Youtube = 15 minutos de fama
Pensando nisso, Rodrigo Buim, Diretor de Arte Sênior atualmente trabalhando na agência Age Isobar em São Paulo, resolveu criar uma fonte bem peculiar e totalmente filtrada do maior repositório de vídeos do mundo. Segundo ele, "é uma fonte que já vem com 15 minutos de fama”, e ainda, “é uma homenagem carinhosa ao YouTube".

Para saber mais sobre este e outros trabalhos do autor acesse: http://www.buim.com.br/new/info.html
Thursday, 3 February 2011
Descubra quais os 20 acontecimentos na internet em 2010.
Imagem: "20 things that happened on the Internet in 2010: a puzzle" (by McBess)
Saber tudo o que aconteceu na internet em um ano não parece ser tão fácil, com tanta informação rolando aos milhares de links dia-a-dia, só mesmo tendo uma super memória pra gravar tudo ou contar com o velho e bom Delicious, entre outros.
Bem, em 2010 tivemos inúmeras coisas na internet, do IPO do Linkedin à ascensão do Foursquare, o uso crescente do Android e por aí vai.
Pensando em resumir os 20 fatos marcantes do ano, a agência Syzygy encomendou um desenho que buscou retratar todos eles juntos. O designer McBess misturou “tudo e mais um pouco” e o resultado você confere na imagem capa deste post. Mas, vai a dica, clique na imagem e a veja ampliada, surte para tentar descobrir quais foram os acontecimentos retratados por McBess na sua arte. A ilustração será vendida em edição limitada de 100 peças, sendo que, duas delas serão sorteadas no twitter da agência.
E outra, quem adivinhar todos eles merece até uma ‘estrelinha’ (rs), ironia à parte, confesso que não consegui completar a lista, vale o desafio.
Confira também em: http://bit.ly/hwsagn
Monday, 10 January 2011
Monet em uma experiência digital única.
Imagem: http://www.monet2010.com/en
Para os aficionados por obras de arte, ir a uma galeria muito vezes não é tão fácil, antes do advento da internet então, nem se fala. O fato é que cada vez mais, diversas obras estão sendo compartilhadas digitalmente em sites, weblogs e nas redes sociais.
E isso logicamente, facilitou e muito o contato de inúmeras pessoas com o mundo das artes, como amostras de museus, livros, pesquisas entre outros materiais disponíveis. Tudo através do clique, aonde quer que os usuários estejam conectados, qualquer um pode consultar, por exemplo, praticamente todas as obras de Claude Monet (1849-1926).
Imagem: http://www.monet2010.com/en
Confesso não ser um vasto conhecedor de obras de arte, no entanto, mesmo não podendo ir pessoalmente a exposição do Palais que acontece desde 22 de setembro de 2010 a 24 de janeiro de 2011, pude ter uma maravilhosa experiência através do site ao iniciar a jornada (Jorney) por Monet, ou ainda, conferindo a galeria (Gallery) com imagens e informações de cada obra. É sem dúvida um dos melhores projetos que visitei até hoje onde a sensibilidade do internauta é o seu grande destaque. E, claro, os quadros impressionistas do autor, bom, são “sem palavras”.

Imagem: http://www.monet2010.com/en
Fica a dica, vale muito uma visita, principalmente se você trabalha com o mercado de internet, com certeza irá para a lista de referências, um grande abraço pra todos!
Clique aqui para visitar: http://www.monet2010.com/en
Wednesday, 5 January 2011
50 anos a mil - A autobiografia do Lobão
Imagem: Capa do Livro: "50 Anos a mil" Lobão e Claudio Tognolli
Uma vida repleta de histórias inusitadas, sucesso, processos judiciais, nostalgia, provocações, ideologias e a figura as vezes polêmica ao mesmo tempo cativante de um brasileiro nascido no Rio de Janeiro em 1957. O talentoso João Luíz Wordenbag Filho, vulgo Lobão.
Aos 53 anos recém completados, o músico coleciona na bagagem seus 132 processos, algumas prisões por uso de drogas e, claro, seus milhares de discos vendidos. Com passagem como baterista na banda Vímana, junto com Lulu Santos e Ritchie, e a criação da Blitz com Evandro Mesquita, porém, depois de algumas divergências acabou saindo antes da banda estourar nas paradas de sucesso. Já em carreira solo gravou 14 álbuns, sendo o último, o Acústico MTV lançado em 2007.
A história do adolescente que aos 17 anos largou a casa dos pais para tornar-se anos mais tarde um dos ícones do Rock Nacional, foi contada em 873 páginas, o projeto que nasceu da sua própria vontade, contou com a parceria e a participação do jornalista Claudio Tognolli, por indicação do amigo Marcelo Tas.
Em entrevista a Revista da Cultura, uma publicação da Livraria Cultura | edição 41, publicada em dezembro de 2010, Lobão relata ao jornalista Gustavo Ranieri que após receber alguns convites de editoras, surgiu o interesse em escrever sobre o período das suas passagens na prisão, onde o título da obra, a princípio seria algo como “Vida bandida, o livro”, no entanto, por sugestão de Claudio Tognolli, a ideia se concretizou com sua autobiografia inteira.
Uma das falas do músico relatada na entrevista, demonstra bem seu espírito sempre jovial e explica um pouco do título do seu livro “50 anos a mil”, onde Lobão diz: “Essa velocidade é em virtude da minha intensa vida interior e o que proponho a mim mesmo vivenciar. O resultado disso são as aventuras das mais variadas e intensas.”
Confesso que já adicionei o livro na minha wish list pessoal (rs), além de ser um admirador do trabalho do músico, tive a felicidade de bater um breve papo com Lobão em 2009 no Campus Party Brasil. Carismático e cheio de ideias na cachola, é realmente contagiante o pic que ele sempre demonstra, seja em uma entrevista ou nos programas que apresenta na TV.
Sempre com discursos acalorados e ‘irônicos’ sobre a questão da pirataria, como também sua crítica “esculachada” em relação à MPB, Lobão ironiza na entrevista com Ranieri dizendo que “Eu era tratado como um criminoso, um mal social em todo o território nacional”, ao perguntado sobre sua centena de processos, segundo ele todos prescritos.
Enfim, fica a dica de leitura para os fãs ou não, de qualquer forma volto a escrever minha resenha depois de ler o livro, e lógico, se alguém lembrar ou caso já esteja lendo, vale comentar aqui também, grande abraço a todos, de volta a correria e bem atrasado lá vai o meu desejo de um bom 2011 pra vocês!
Foto: Willpubli e Lobão - 2009 (via Raquel Camargo Flickr:http://www.flickr.com/photos/raquelcamargo)
0713