Thursday, 2 July 2009

A invasão do cinema 3D infantil dos anos 90.


Imagem: Trabalhos da PIXAR (via Cooloris)


As histórias são cheias de humor, emoção e fantasia, roteiros incríveis, trilha sonoras super produzidas, enfim, todos os mínimos detalhes extremamente realistas, são enriquecidos e criados pela computação gráfica.

Em 1986 após deixar a Apple Inc. e fundar a NetXT, Steve Jobs que foi co-fundador da Apple, comprou a área de animação da LucasFilm para montar a PIXAR.

Após 5 anos produzindo curtas e aperfeiçoando fotogramas de alta definição, na nova linguagem tecnológica, em 1991 uma parceria com os Estúdios Disney resultou no lançamento do primeiro filme infantil totalmente produzido por computador. Em 1995 conhecemos um cowboy e um astronauta heróis, o famoso “Toy Store” que ganhou um Oscar especial como o primeiro longa-metragem animado.





Nascia nesse momento, a nova tendência tecnológica que a princípio parecia ser uma moda passageira, mas não, marcou a história da nova era no cinema.

Em 2006 a Disney comprou a PIXAR pelo valor aproximado de 7,5 milhões de dólares. A parceria que havia sido contratada apenas para 2 filmes, agora é um dos maiores estúdios de filmes animados do mundo, tendo produzido ainda outros filmes campeões em bilheteria como “Vida de Inseto” (1998), “Monstros S.A.” (2001), “Procurando Nemo” (2003), “Carros” (2006) com uma produção que humaniza objetos, e muitos outros, alguns deles premiados também com Oscar.

No primeiro semestre deste ano, os Estúdios Disney em comemoração aos 70 anos do “Pinóquio”, relançou o filme após uma detalhada restauração digital que durou mais de um ano. Este não é o primeiro clássico a ser digitalizado, “Branca de Neve” (1937), também recebeu o mesmo tratamento em seu aniversário.

Não podemos esquecer dos trabalhos de animação também gêniais da DreamWorks, Shrek (2001), Madagascar (2005), o recente “Monstros vs. Alienígenas” entre outros.

Citamos ainda, as animações da Fox Animation Studios que em parceria com a Blue Sky Studios lançou “Robôs“ (2005) e “A era do Gelo” (2002) que inclusive estréia em 4 de julho “A era do Gelo 3”, e claro, a presença do incrível e divertido esquilo agora com uma possível namoradinha.





Os grandes estúdios de animação avançam cada vez mais em tecnologia e na briga pelos melhores resultados, o público só tem a ganhar. Essa nova geração de filmes animados 3D, se consolida como a nova tendência dos filmes e o sucesso é garantido no público infatil e adulto.




Thais Keller
Publicitária trabalhando atualmente na Publicis Brasil. Convidada da blogosfera Willpubli.





0713

No comments: